fbpx

Quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro

Comemorado no dia 24 de maio, o Dia Nacional do Café foi criado para homenagear esse grão precioso que faz parte da história do nosso país, estando presente em todas as casas brasileiras até hoje. Porém, não é apenas uma bebida deliciosa. Você sabe quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro?

Nesse artigo, nós da Pulse Nutrition contaremos o que é cafeína, quais seus benefícios, alguns cuidados e produtos encontrados na Pulse que utilizam dos efeitos da cafeína!

O que é cafeína?

Quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro

Definida como substância estimulante, a cafeína quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, atuando como psicoativo. Ela é capaz de influenciar nosso humor, estado de alerta e capacidade de raciocínio.

É considerada tanto uma droga quanto um aditivo alimentar. Comumente utilizada como molécula de medicamentos antigripais, ajudando diretamente na melhora da sensação de cansaço e tontura, além de melhorar a absorção e o efeito de analgésicos no alívio da dor.

Para a medicina, a cafeína é classificada como estimulante do sistema nervoso central, mesmo não sendo a única que aproveita de seus benefícios.

Benefícios do uso da cafeína na rotina

✅Aumenta a atenção

Quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro

Um dos benefícios da cafeína é nos deixar mais alerta e estimular a nossa atenção ao que está ao redor, aguçando nosso estado de alerta. 

Importante lembrar que, mesmo nos deixando mais atentos, a cafeína não substitui uma noite de sono agradável, algo essencial para uma vida mais saudável.

✅Estimula o desempenho durante exercícios

Quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro

Apresentando ação termogênica, a cafeína melhora o desempenho e os ganhos durante a prática de atividades físicas. Ela pode acelerar o metabolismo e melhorar a resistência, reduzindo a fadiga muscular ao longo dos exercícios.

✅Estimula atividade cerebral

Apresenta potencial de estimular a atividade cerebral. Como a cafeína afeta os receptores de adenosina no cérebro, que tem efeito contrário ao da adrenalina, ela estimula a ação dos neurotransmissores. 

Estudos sugerem que a ingestão de cafeína pode melhorar nossa habilidade de raciocinar e combater a perda de capacidade mental associada ao avanço da idade. 

Pode-se também notar melhora na memória, onde estudos sugerem que uma dose de cafeína após uma aula ou treinamento pode estimular a fixação das informações aprendidas a longo prazo. 

✅Acelera a queima de gordura e perda de peso

Quais são os efeitos benéficos da cafeína no cérebro

Também associada a ação da cafeína como termogênico e a aceleração do metabolismo, tem potencial para facilitar a perda de peso. De um lado pode ajudar a reduzir o desejo de comer, por outro ela eleva a geração de calor nas células, promove a queima de gordura e ajuda na digestão. 

✅Melhoria no humor 

Um dos efeitos de curto prazo da cafeína é a ação estimulante para o humor, ela eleva a sensação de bem-estar, apesar desse efeito não ter uma duração muito longa. É uma boa ideia para garantir mais disposição para iniciar a rotina pegando o ritmo para desempenhar suas tarefas.

Cuidados no consumo de cafeína

Como tudo que se consome, o excesso não é bom para nosso organismo. A cafeína apresenta um potencial viciante, por isso é importante não exagerar em seu consumo e, em qualquer caso adverso, procurar um Médico.

Como ela bloqueia a adenosina, pode acelerar a frequência cardíaca, sendo comumente associada a sensação de ansiedade, taquicardia e, em casos mais graves, depressão. 

Além disso, ela permanece no organismo por horas após sua ingestão, podendo provocar insônia ou prejudicar a qualidade do sono em indivíduos mais sensíveis.

Produtos que possuem cafeína em sua composição

Não só de termogênicos vive a cafeína. Seus efeitos podem ser encontrados em diferentes categorias de produtos. São alguns deles:

Supercoffee

Supercoffee

Barra proteica com cafeína

Dark Bar

Whey Protein sabor café expresso e cappuccino

Whey Protein Cappuccino

Na Pulse Nutrition você encontra todas essas opções. Aproveite os benefícios da cafeína na sua rotina, mas lembre-se dos cuidados para que, ao invés de melhorar sua qualidade de vida, não aconteça algum efeito colateral indesejado. 

Faça sempre acompanhamento com um Nutricionista.

Compartilhe

Outros posts