fbpx

O que é melhor? Mais carga ou mais repetições?

O treino de musculação tem inúmeras opções que podem mudar de acordo com o objetivo: perder gordura, ganhar massa muscular, criar resistência física e outras finalidades.

Qual é a carga? A quantidade de repetições? A quantidade de séries? O tempo de descanso? Esses fatores são combinados de diferentes maneiras para alcançar diversos objetivos. Além disso, existe outro fator importante: com o tempo o condicionamento físico muda, o treino fica mais fácil e precisa de modificações para garantir o desenvolvimento dos resultados.

Vamos entender mais sobre esses fatores durante o texto. Confira!

Mais carga ou mais repetições? Depende do seu objetivo

Afinal, devo investir em mais carga ou mais repetições para alcançar meu objetivo? 

Não existe uma regra universal, mas existem algumas orientações gerais que podem ajudar a encontrar a carga e as repetições ideais para cada alcançar seus resultados com mais facilidade. 

Dependendo do seu objetivo, é necessário realizar mais repetições com menos carga ou menos repetições com mais carga.

O que é melhor para quem está começando?

Para quem está começando, o ideal seria menos carga e mais repetições durante o período de adaptação.

Outra dica importante para quem está começando, é conhecer os seus limites. 

Escolha treinar por 40 minutos e por três vezes na semana. Também prefira treinos alternados entre membros superiores e inferiores para não sobrecarregar os músculos.

Para perder gordura

Para quem quer perder gordura, o recomendado é intercalar treinos com menos carga e mais repetições e com mais carga e menos repetições.

Além disso, é importante realizar exercícios aeróbicos e fazer uma dieta equilibrada para que a pessoa tenha um déficit calórico para emagrecer – ou seja, quando a pessoa consome menos calorias do que gasta.

Curiosidade: muitas pessoas acham que o treino de musculação atrapalha o emagrecimento, mas isso é um mito. O treino de musculação ajuda o emagrecimento, porque o ganho de massa muscular ajuda no aumento do metabolismo basal – que é a quantidade de calorias que gastamos diariamente. Com isso, é fácil atingir um déficit calórico para emagrecer.

Para ganhar massa muscular

Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições.

Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Para os treinos de hipertrofia, existem diferenças para os treinos de homens e mulheres porque o objetivo deles é diferente. Enquanto os homens preferem tonificar os braços e costas, as mulheres preferem tonificar pernas e bumbum. 

Além disso, é importante realizar treinos constantes e fazer uma dieta regrada com o uso de uma boa suplementação para hipertrofia quando necessário. 

Para criar resistência física

Para quem quer criar resistência física, o ideal seria menos carga e mais repetições.

Nesse caso, é necessário realizar modificações na carga e nas repetições com o tempo para aumentar o fôlego e os batimentos cardíacos. 

Primeiro, a pessoa deve aumentar as repetições, e depois, a pessoa deve aumentar a carga progressivamente quando sentir que está fácil. 

É ideal para quem é atleta e quem quer começar a correr.

Para mais mobilidade

Para quem quer mais mobilidade, o ideal seria menos carga e mais repetições – e a isometria com o próprio peso do corpo.

Nesse caso, é necessário realizar os movimentos com isometria e com uma maior amplitude para auxiliar os músculos a trabalhar da forma certa e diminuir as chances de lesão durante os treinos – além de evitar as dores e ajudar o equilíbrio.

O propósito é esticar e relaxar os músculos ao longo das atividades.

É ideal para quem deseja realizar um treino mais intenso depois.

Para corrigir a postura

Quem nunca sofreu alguma dor nas costas? O problema de postura traz inúmeras dificuldades no dia a dia, por isso muitas pessoas buscam por acompanhamento físico para resolver esse problema.

Para quem precisa corrigir a postura, o ideal seria a isometria – manter o corpo na mesma posição por um tempo.

Além disso, a execução correta dos treinos ajuda com a correção da postura: quando a carga está muito alta, podemos realizar os movimentos de maneira errada.

Nesse caso, o propósito é fortalecer os músculos posturais e aprimorar a consciência corporal.

E o tempo de descanso?

Quanto mais intenso for o treino, maior o descanso.

Mesmo assim, o tempo de descanso também depende do seu objetivo e do seu treino. Com mais carga, você deverá descansar mais entre as séries; e com menos carga, você deverá descansar menos entre as séries.

Além disso, os músculos precisam de tempo para se recompor e se desenvolver, por isso, entre os treinos as pessoas devem descansar por no mínimo 48 horas.

Por fim, lembre-se de nunca realizar seus treinos sem a orientação e o acompanhamento de um profissional capacitado!

Conheça nossos produtos para aqueles que treinam pesado e precisam manter uma boa performance.

Leia mais: Creatina: Conheça os benefícios para o seu treino!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Outros posts