fbpx

Mauro Ayres – Atleta Profissional de Jiu-jitsu fala sobre a importância da defesa pessoal para mulheres!

O Brasil registrou um aumento de 2% no número de mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano em comparação com o período homólogo. Segundo especialistas, a quarentena vigente devido ao coronavírus foi um dos responsáveis pelo crescimento no índice.

As estatísticas assustadoras estimularam a procura por técnicas de autodefesa e, em consequência, escolas de artes marciais desenvolvem aulas de defesa pessoal para mulheres. Para isso, táticas de Krav maga, Jiu-jitsu e Caratê foram adaptadas para que qualquer indivíduo pudesse aplicá-las em situações de agressão. 

defesa pessoal para mulheres!

Para homenagear as mulheres e debater sobre esse assunto tão importante vigente em nossa sociedade atual, entrevistamos o Instrutor, parceiro da Pulse e Atleta Profissional de Luta: Mauro Ayres.

Conheça mais sobre a história de Mauro Ayres!

Mauro Ayres nasceu em 9 de novembro de 1976 na Região de Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Seus pais o incentivaram a entrar na luta com um simples objetivo: gastar a energia acumulada.

Antes de conhecer sua verdadeira paixão, também praticou outros esportes, tais como: Futebol, Natação, Bodyboard, Caratê e Judô. Porém, com o passar do tempo conheceu o Jiu-jitsu e se encantou. “Quando cheguei no Jiu-jitsu vi que realmente era uma arte marcial completamente desafiadora mentalmente, que iria demandar de uma mudança de comportamento na disciplina e atenção. Naturalmente me apaixonei pela possibilidade de um indivíduo mais fraco conseguir vencer o mais forte através de alavancas e estrangulamento, o que é muito difícil de alcançar nas outras artes marciais.” Ressaltou.

As competições começaram cedo, com três meses de treino ele já estava participando de competições amadoras. E, hoje, já completa 25 anos competindo ininterruptamente.

Entre seus principais títulos na faixa-preta destacam-se:  duas vezes Campeão Brasileiro, duas vezes Campeão Europeu, Campeão Pan-Americano, Campeão Circuito Profissional e Vice-Campeão Mundial todos pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) e ainda o de Campeão do Grand Slam Profissional pela AJP.

Além dos campeonatos, ele também é proprietário da academia que leva seu nome em Ipanema, Rio de Janeiro. Lá procura ensinar muito mais que a luta. “No nosso tatame, praticamos valores para a vida, de pertencimento a uma família, ser honesto consigo, disciplina para alcançar resultados, autoconfiança, velocidade na tomada de decisões e o que está tão em alta hoje que é saber lidar com situações de pressão,” destaca o Atleta. 

defesa pessoal para mulheres!

Atualmente, ensina Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal (Infantil, Adulto, Master/Executivo), além de Ginástica Natural, que foca muito no trabalho de mobilidade e flexibilidade corporal com fortalecimento da região do core e controle de respiração.

Além disso, a academia tem aulas de Muay Thai, que também tem muita procura pelo público feminino, pois proporciona alto gasto calórico com foco nos aprendizados de chutes e socos.

O que  Mauro Ayres tem a dizer sobre defesa pessoal?

“Melhor ser um Guerreiro no Jardim do que um Jardineiro na Guerra.” Provérbio. 

A frase acima é citada pelo Atleta para destacar a importância da luta. Segundo ele, a autodefesa é muito importante, principalmente para não ter que usá-la e, se necessário, fazer de forma eficiente.

“A melhor hora de usar é sabendo sair de conflitos com segurança e confiança. É saber responder a uma provocação com a calma de um inglês que toma um chá. Saber identificar momentos em que você corre risco e treinar seus reflexos para isso.” Afirmou.

Mauro também relata que, com a pandemia, os casos de violência em geral têm aumentado. Para ele, a violência doméstica contra a mulher e infantil bate recordes e, talvez, a luta possa dar a oportunidade de salvar a própria vida ou de alguém, sabendo conter um agressor.

Você sabia que o Jiu-Jitsu é uma das lutas mais eficientes quando se trata de defesa pessoal?

O Jiu-Jitsu demonstrou temporalmente ser uma das mais eficientes formas de se defender em uma situação de combate e tratar  esse esporte apenas como uma atividade desportiva é um grande erro.

Atualmente, podemos ver várias matérias de jornais, que falam de como este esporte salvou mulheres praticantes de serem assaltadas, por exemplo. 

Para se ter uma ideia, estudos mostram que 95% das brigas de rua acabam no chão. Assim, o Jiu-Jitsu é extremamente eficaz contra os ataques, agressões e tentativa de assédio.

Mauro também afirma que o Jiu-Jitsu é uma luta eficiente de defesa pessoal quando se trata de distâncias curtas.

“Não tem como enfrentar um agressor com arma de fogo a 3 m de distância. Não existe chute, pirueta ou golpe que o impeça de disparar, somente outra arma de fogo pode contê-lo. Porém, no enfrentamento corporal próximo, o Jiu-Jitsu é muito recomendado, já que as técnicas são de alavancas que necessitam de pouca força muscular e também de asfixia/estrangulamento que faz qualquer um desmaiar ou desistir do confronto.”

Segundo ele, muitas mulheres procuram a sua academia para treinar situações de enfrentamento real para se sentirem seguras e ganharem condicionamento para executá-las. “Uma mulher nocautear um homem com socos é muito difícil pela diferença de força, mas ela consegue aplicar golpes utilizando a musculatura da perna (que é fortíssima) e quebrar um braço ou até aplicar um estrangulamento levando o indivíduo à inconsciência, fazendo com que o agressor pare o ataque.”

Interessei-me pelo assunto e quero praticar, como posso fazer?

Se você está se perguntando se é preciso ter algum preparo físico para lutar, fique tranquilo. 

Não é necessário ter um condicionamento físico avançado, até porque os movimentos são muito específicos e no início procura-se isolar a força para que a técnica de alavancas prevaleça.

Além disso, os suplementos podem ajudar! Mauro confia na qualidade da Pulse Nutrition! Quem cuida da sua dieta é a nutricionista Gisele Lemos. Além da alimentação ele também reserva os produtos da Pulse para melhor condicionamento. 

Anota aí os produtos utilizados por ele: Glutamina Gluta-7, Regulador SIMFORT, Betalanina Under Labz, Creatina Ultimate, Pré-treino Pump-7, Recuperador de Fadiga Muscular Endurox, além da vitamina D e do Osteo Repair para as cartilagens das articulações.

Segundo ele, alimentação balanceada e os produtos certos o ajudaram a chegar no topo. “Com a parceria da Pulse e trabalhando com a Gisele há 3 anos, praticamente subi em todos os pódios das competições que disputei.” Destaca. 

Além disso, sempre que vai participar de uma campeonato Mauro procura estar junto de pessoas que torcem por ele, incluindo a Pulse.

Confira mais um vídeo:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Outros posts