fbpx

Saiba como manter a forma no final do ano!

Ceia de Natal, confraternização, férias, feriados, só mais um pedaço de sobremesa……..

O final de ano está próximo e com ele muitas vezes os quilinhos a mais na balança, não é mesmo? Afinal, é impossível resistir a todas as delícias provenientes das festas de Natal e Ano Novo, além de ser um período em que muitas pessoas aproveitam as férias para relaxar!

Se você já está entrando em desespero, fique tranquilo, existem algumas medidas simples que podemos tomar para atenuar os danos desse período de festas e  preservar os resultados obtidos após um ano todo de dedicação aos exercícios e à alimentação.

Mas antes das dicas, que tal entender um pouco sobre déficit calórico? Vamos lá:

O que é déficit calórico?

Se você deseja emagrecer, manter o peso ou até mesmo engordar, precisa entender sobre déficit calórico. 

Todos nós temos necessidades calóricas diárias mínimas para manter as nossas funções vitais em repouso (respiração, batimentos do coração, funcionamento do cérebro, etc). A esse valor calórico (energético)  damos o nome de taxa metabólica de repouso.

Qualquer atividade extra, seja no trabalho ou por lazer, vai aumentar a necessidade de calorias que o corpo necessita para executar suas funções adequadamente.

É importante também avaliar o balanço energético, que é a matemática entre as calorias que o nosso corpo gasta e as calorias que  ingerimos na nossa alimentação e, desta forma podem ocorrer três cenários:

👉balanço energético neutro: quando ingerimos as mesmas calorias que gastamos. Nesse caso, mantemos o peso corporal estável;

👉balanço energético positivo: quando ingerimos mais calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal aumenta, o excesso de nutrientes será armazenado;

👉balanço energético negativo: quando ingerimos menos calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal diminui, pois, utilizamos nossos próprios estoques energéticos para manter o metabolismo funcionando adequadamente.

Portanto, para gerar esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas pela alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico, ou associar os dois fatores.

Agora que você já entende mais sobre déficit calórico, vamos passar algumas dicas para manter a forma no final do ano.

Que tal fazer um planejamento da sua alimentação?

Ajustar as calorias do dia a dia pode ajudar na estabilidade do peso. Acompanhe as calorias ingeridas para se ter uma visão do valor ingerido, atualmente muitos aplicativos podem te auxiliar.

Algumas substituições inteligentes também podem salvar a sua pele nesta época. Trocar o arroz branco pelo integral, o salpicão pelas saladas frescas e a rabanada por doces de frutas ajudam a reduzir as calorias. Além disso, existem muitas receitas deliciosas que você pode fazer. Em nossas redes sociais, postamos algumas dicas, confira:

RECEITAS FIT NATALINAS 

Atenção aos líquidos

Você é do tipo que pensa que bebida não engorda? Então, saiba que uma lata de cerveja (350 ml) tem 150 kcal, e uma taça de vinho tinto (175ml) apresenta 140 kcal. Por isso, intercale a ingestão de bebida alcoólica com água.

 Beba muita água e Detox

O consumo exagerado de carboidrato e gordura podem causar inchaço, por isso é recomendado tomar muita água e sucos naturais, preparados com folhas verdes.

Comece sempre pela salada

Elas são perfeitas para dar saciedade. Escolha 2 categorias de folhas, algum legume, um tipo de grão (grão-de-bico, ervilha, etc.) e uma proteína.  

Não “tire férias” do seu treino

Lembre-se  o treino será seu aliado neste período tanto para manter a saúde e bem-estar, quanto para ficar em forma. Se as academias estiverem fechadas aproveite para treinar ao ar livre. Isso mesmo!

Parques e praças são ótimos locais para a prática de atividades físicas, além de possuírem

equipamentos apropriados para exercícios.

Além disso, você pode fazer exercícios físicos em casa, com ajuda de um profissional qualificado. Nossa dica é @barbozatreinonline!

Treine sem sair de casa com @barbozatreinonline

O coronavírus nos obrigou a viver sob isolamento social e com isso, muitas pessoas tiveram que se acostumar com novas formas de trabalhar, sair de casa e obviamente se exercitar!

O @barbozatreinonline surgiu logo no primeiro dia de quarentena e teve sua primeira aula realizada na Praça Nossa Senhora da Paz na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

O principal objetivo de seu criador Felipe Barboza- Profissional de Educação Física é manter as pessoas ativas e levar mais saúde para todos! Afinal, sabemos que o exercício pode trazer inúmeros benefícios para estes períodos, principalmente o alívio do estresse. 

Mas afinal como funciona?

São aulas de segunda a sexta-feira sempre às 9h, com  duração média de 50 minutos  e transmitidas ao vivo pelo Instagram e zoom, além de fazer em tempo real com interação.

O mais interessante é que você pode realizar as atividades em qualquer horário, já que  ficam salvas no perfil para assinantes. 

E tem mais, além das aulas já programadas Felipe ainda disponibiliza  bônus de abdômen e hiit. 

As aulas são recomendadas para qualquer indivíduo que possa fazer atividades físicas. Entretanto, para garantir a saúde e bem-estar dos participantes antes de começar o treinamento é aplicado um questionário prévio e disponibilizado um canal aberto para envio de dúvidas e pedidos de orientação adicional. 

Segundo Tamara Borges- proprietária da Pulse Nutrition e adepta ao programa, sua grande vantagem é poder realizar os exercícios em qualquer ambiente de forma mais confortável e personalizada“ poder viajar e treinar, fazer as atividades mesmo nos dias de agenda apertada, não precisar treinar de máscara e ainda ter todo o suporte de um profissional qualificado. Taí uma nova realidade que veio para ficar!”

Como faço para me inscrever?

A adesão ao perfil para assinantes tem o valor de R$100 por mês. E tem mais: quem fechar esse mês através deste conteúdo já ganha o acesso para dezembro e janeiro.

ASSISTA UM VÍDEO DO PROFESSOR  FELIPE PARA SABER MAIS:

Agora você não tem mais desculpas!

CLIQUE AQUI E AGENDE SUA AULA 

Leia também: Seja mais que um corpo de verão!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Outros posts